O metabolismo é algo fundamental em nossa vida. De fato, é ele que cuida de todas as funções dentro de no nosso organismo.
Contudo, quando ele fica lento, pode atrapalhar todo o sistema e para quem deseja perder peso, é fundamental que ele esteja muito ativo.
Para ajudar você a entender mais sobre o que causa o mau desempenho metabolismo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
6 coisas que podem causar o mau desempenho do metabolismo
Você produz muito cortisol
Metabolismo é o processo pelo qual seu corpo converte calorias em energia. Então, quando lhe dizem que você tem um metabolismo lento, isso realmente significa que seu corpo está acumulando calorias, mas sem gastá-las, ganhando quilos indesejados.
Mas qual é a causa? Em algumas pessoas, é o excesso de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”. O cortisol, secretado em uma dose normal, pode ajudar a queimar gordura.
Mas uma superabundância de cortisol – se, por exemplo, você está passando por um longo período de estresse – pode fazer seu corpo pensar que você está enfrentando dificuldades e que será necessária mais energia para superá-las. Resultado: ele faz reservas.
Você também pode ter a síndrome de Cushing, uma condição causada pela produção de muito hormônio do córtex adrenal que causa excesso de cortisol no sangue. Assim, o excesso de cortisol pode levar a sério ganho de peso.

Seu nível de insulina está muito alto
É um pouco como o problema do ovo e da galinha: o excesso de peso é uma causa da resistência à insulina e do diabetes tipo 2; e o diabetes tipo 2 está relacionado ao excesso de peso.
A insulina ajuda o corpo a transformar o açúcar em energia, mas se seu corpo é resistente à insulina, as células são incapazes de absorver glicose e isso resulta em alto nível de açúcar no sangue.
Também pode enganar seu corpo, que, pensando que é cheio de energia, diminui seu metabolismo. Mesmo se você não é diabético, outros fatores como estresse podem aumentar seus níveis de insulina.
Um estudo descobriu que entre as mulheres que foram convidadas a comer uma refeição contendo a mesma quantidade de calorias, foram as que estavam estressadas que tiveram a taxa insulina mais alta.
Elas queimavam 104 calorias a menos por dia – o que os faria ganhar cinco quilos em um ano! Isso significa que, com o tempo, os estressores podem levar ao ganho de peso.
Sua tireoide está fora de sintonia
Localizada na base do pescoço, sua glândula tireoide regula os hormônios da tireoide, que afetam bastante o nosso metabolismo. Portanto, se você não produzir hormônios suficientes (uma condição conhecida como hipotireoidismo), seu metabolismo diminuirá.
Uma das principais causas de hipotireoidismo é a doença de Hashimoto. É uma doença autoimune que afeta a glândula tireoide. Pacientes com esta doença produzem anticorpos anti-tireóide que atacam a tireoide.
Se o sistema deles danifica suficientemente a glândula tireoide, eles têm hipotireoidismo e precisam tomar hormônios sintéticos da tireoide. O que sabemos é que os hormônios da tireoide aumentam o consumo de oxigênio pelo organismo – é esse consumo que determina a” taxa metabólica basal.
Pacientes com hipotireoidismo, portanto, consomem menos oxigênio, o que resulta em uma menor taxa metabólica basal.
Seu nível de estrogênio está baixo
As mulheres que entram na menopausa às vezes se perguntam por que seu metabolismo é tão lento. Um dos sinais da menopausa é a queda nos níveis de estrogênio. A falta de estrogênio é caracterizada por um aumento na massa gorda e uma redução na massa muscular.
Vários estudos demonstraram que o ganho de peso infelizmente pode ser uma consequência dessa deficiência de estrogênio.
Segundo as autoridades de saúde, as mulheres ganham entre dois e três quilos durante a menopausa. Quilogramas que se acumulam principalmente no meio do corpo. A gordura é muito menos eficaz que o músculo na queima de calorias, mesmo em repouso.

Você não tem testosterona
Os homens não são imunes a alterações hormonais. A queda na testosterona que atinge homens mais velhos é acompanhada por um declínio na massa muscular e um aumento na gordura corporal. Isso também diminui o metabolismo.
Um estudo sobre os efeitos de uma droga contra o câncer de próstata mostrou que níveis mais baixos de testosterona andam de mãos dadas com um aumento na gordura corporal.
Um estudo alemão indica que a terapia de reposição de testosterona, embora controversa, parece reverter essas alterações.
Você não está ingerindo calorias suficientes
Faria sentido pensar que você precisa comer menos calorias para perder peso, certo? Nem sempre! Você precisa de combustível para manter seu corpo funcionando, ou seu metabolismo desacelera para economizar energia.
Seu corpo começará a armazenar gordura porque acha que ficará sem combustível. Você chegará a um ponto em que seu corpo estará meio neutro.
Gostou de saber mais sobre o mau desempenho do metabolismo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!