De fato, ganhar massa muscular e perder peso é possível em dois casos específicos: se você tem muito peso a perder ou se está começando na musculação.
Quando você começa, seu corpo é hiper-reativo. Uma grande margem de manobra é possível e torna o resultado mais visível. Conforme o progresso for feito, os resultados serão mais sutis. De qualquer forma, o sucesso deste projeto depende do equilíbrio entre dieta, cardio e musculação.
Para ajudar você a entender mais sobre como ganhar massa muscular e fazer dieta, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como perder peso e ganhar massa muscular?
Ou procuramos ganhar massa muscular ou procuramos perder peso. Esses são dois objetivos muito diferentes. Se você quer perder peso, primeiro envolve seguir uma dieta de baixa caloria. Nesse caso, perdemos peso em geral (gordura + músculo).
No entanto, na maioria das vezes, quando você perde peso, especialmente com dietas restritivas, perde mais e mais músculo. Quando recuperamos o peso perdido, além disso, é frequentemente na forma de gordura.
Como resultado, o percentual de gordura corporal é maior, porque o corpo está tentando recuperar seu peso inicial o mais rápido possível. No caso de um déficit calórico, o corpo não tem necessariamente o suficiente para suprir os músculos.
Perder peso supera a manutenção muscular e retarda o metabolismo. Quanto mais lento o metabolismo, mais esforço é necessário para manter seu peso e não ganhar peso.
Para ficar tonificado e limitar o desperdício muscular, é melhor não se privar demais e adicionar atividade física. E, neste contexto, suplementos como carnitina podem acelerar a perda de gordura.
Para ganhar massa muscular, você precisa fazer treinamento de força e comer o suficiente para permitir que o músculo encontre recursos. Uma dieta rigorosa não é recomendada, mesmo que haja uma mudança de hábitos e distribuição de alimentos.

Podemos ganhar músculos e perder peso ao mesmo tempo?
Sob certas condições, nós podemos. Estudos científicos provaram isso. Ao limitar as calorias, aumentar a participação de proteínas e com intenso treinamento (combinando musculação, cardio e HIIT), a gordura corporal diminuiu em favor da massa muscular em homens jovens não treinados.
As medidas mostraram uma perda entre 3,6 e 4,5 kg de massa gorda e, paralelamente, um ganho de 1 kg de músculo. Prova de que podemos eliminar a gordura e ganhar músculos.
Devemos distinguir entre perda de peso e perda de gordura corporal. Nesse caso, mesmo se você ganha músculos e perde gordura, você não necessariamente ganha massa.
Isso é ainda mais espetacular para iniciantes que iniciam musculação ou para quem inicia uma dieta. Da mesma forma, aqueles que estão muito acima do peso e começam a fazer dieta e se exercitar ao mesmo tempo veem seus primeiros quilos perderem peso rapidamente e seu corpo se tonificar. É muito benéfico para a silhueta!
Em princípio, uma escolha deve ser feita entre os dois objetivos. Se você favorece o ganho muscular e o treinamento de força, precisa fornecer energia suficiente para treinar e proteínas para alimentar os músculos e permitir que eles se fortaleçam.
Se estamos buscando a perda de peso, devemos reduzir as calorias, manter as proteínas e permitir que o corpo tonifique enquanto queima gordura, aumentando o metabolismo com um pouco de exercício. Vemos como a dieta e o exercício estão interligados nos dois casos.

Podemos transformar gordura em músculo?
Nós não somos mágicos. Como tal, você não pode transformar gordura em músculo. Gordura e músculo são tipos muito diferentes de tecido com papéis diferentes.
Músculo é composto de proteínas, glicogênio e água. A gordura é feita de triglicerídeos (uma combinação de três ácidos graxos).
O músculo é usado para mover e armazenar glicogênio, enquanto a gordura é uma reserva de energia disponível no caso de um golpe forte e participa da produção de hormônios.
Portanto, eles não são tecidos intercambiáveis. Por que parece possível? Porque é marketing e parece espetacular.
A partir dos exemplos de fotos antes e depois, parece que as pessoas encolheram, como se tivessem transformado a barriga e transformado gordura em músculo. De fato, são as células adiposas que encolheram e os músculos que cresceram. Quando na realidade não é.
Os músculos podem se desenvolver, com mais densidade e as células adiposas diminuem de tamanho, uma ocupando o lugar deixado livre pela outra. O que pode dar esse efeito transformador, sem nenhuma mágica real, no entanto.
O oposto também não funciona, o músculo não pode se transformar em gordura. Mas, simplesmente, se engordarmos, tenderemos a engordar e ter células de gordura maiores, em detrimento dos músculos. Você tem que pensar diferente.
As calorias necessárias para construir músculos não serão as fornecidas pela sua dieta. Eles virão da gordura armazenada, enquanto o déficit virá da sua dieta, limitando os carboidratos consumidos.
Portanto, será necessário perder gordura para nutrir seus músculos. Assim, mesmo comendo menos calorias, será possível sacar de suas reservas!
É impossível que a gordura se transforme diretamente em tecido muscular, mas você pode usar essa gordura como combustível para o músculo.
Gostou de saber como ganhar massa muscular e fazer dieta? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!