Vida de Atletas

Açúcar: por que evitar? Quais os perigosos para a saúde?

Hoje, o açúcar está presente em todos os alimentos que comemos. Às vezes, com nomes codificados, que nem sabemos o que significa.

Para ajudar você a entender mais sobre os perigos do açúcar para a saúde, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é açúcar?

açúcar é um carboidrato encontrado naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutas, leite, mel e vegetais. Açúcar, amido e fibra são formas de carboidratos encontrados em todos os tipos de alimentos.

Existem diferentes tipos de açúcar de diferentes fontes. Alguns alimentos contêm açúcares simples. Açúcares simples não precisam ser decompostos durante a digestão.

Os monossacáridos incluem glicose (que também é chamado de dextrose), frutose e galactose.

Como o próprio nome sugere, os monossacarídeos são constituídos por apenas uma molécula de açúcar. Eles não podem, portanto, ser discriminados.

A glicose e a galactose são facilmente assimiladas, mas algumas pessoas acham difícil assimilar a frutose porque não está associada à glicose ou galactose.

A sacarose, comumente conhecida como “ açúcar de mesa”, é um dissacarídeo composto de glicose e frutose. Os dissacarídeos também incluem maltose, feita a partir de malte, e lactose, feita a partir de leite.

Existem também oligósidos e polissacarídeos, que são cadeias mais longas de açúcares. Outros compostos químicos, como o glicerol, têm um sabor doce, mas não são considerados açúcares.

Os perigos do açúcar para a saúde

Comer muito açúcar tem um efeito prejudicial à saúde e pode contribuir para todos os tipos de doenças.

De fato, os perigos do consumo excessivo de açúcar são tão numerosos que não podemos nomear todos eles. Agora vou discutir as principais razões para evitar adição de açúcar e carboidratos refinados a sua alimentação diária.

Adição de açúcar faz mal ao coração

Durante muito tempo, os médicos culparam o aumento da doença cardiovascular pela gordura saturada. Mas novos estudos mostram que as gorduras saturadas não são tão ruins quanto sempre pensávamos.

Está ficando cada vez mais claro que o açúcar adicionado (não a gordura) é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. 

Um estudo de 2013 mostrou que o açúcar pode realmente afetar o mecanismo de bombeamento do coração e aumentar o risco de insuficiência cardíaca.

Excesso de açúcar engorda e leva ao excesso de peso

Você provavelmente já sabe que consumir muitas calorias, independentemente da fonte, leva ao armazenamento de gordura se essas calorias não forem gastas.

Mas você também sabe que açúcares simples promovem muito mais o excesso de peso? A maioria dos produtos ricos em açúcar é muito pobre em nutrientes e fibras.

As fibras retardam a digestão e absorção de açúcar e garantem a estabilidade do açúcar no sangue.

Alimentos ricos em fibras, gorduras e proteínas proporcionam saciedade duradoura. Isso reduz o risco de comer demais. Além disso, os açúcares adicionados são calorias vazias e não saciam ou pouco. Esta é a razão pela qual estamos com fome uma hora depois de estar no McDonalds.

Muitas crianças obesas têm excesso de gordura abdominal. Uma das causas deste problema de saúde pode ser o aumento de bebidas carregadas com frutose.

Um estudo realizado em crianças em 2010 descobriu que uma ingestão excessiva de frutose (sem ingestão de glicose) causa a maturação das células adiposas viscerais, o que leva ao acúmulo de gordura abdominal e a um risco aumentado de doenças coração e diabetes tipo 2.

Dessa forma, um dos passos mais importantes que você pode tomar para perder peso é reduzir significativamente a ingestão de açúcar.

Adição de açúcar pode ser prejudicial ao fígado

açúcar adicionado contém muita frutose, que pode sobrecarregar o fígado. Antes de passar para o sangue a partir do sistema digestivo, o açúcar é dividido em dois açúcares simples: glicose e frutose.

A glicose é encontrada em todas as células vivas da Terra. A glicose é obtida dos alimentos, mas o corpo também pode produzi-la.

Este não é o caso da frutose, que o corpo não pode produzir. O fígado deve transformar a frutose em glicose para poder usá-lo como fonte de energia.

Pequenas quantidades de frutose (de frutas, por exemplo) não podem prejudicar. Nesse caso, a frutose é convertida em glicogênio e armazenada no fígado até que seja necessário.

No entanto, o fígado só pode armazenar uma quantidade limitada de glicogênio. No caso de excesso de glicogênio, o fígado está sobrecarregado e a frutose é convertida em gordura.

O consumo frequente de grandes quantidades de açúcar pode levar à degeneração gordurosa do fígado e outros problemas graves de saúde.

Consumo excessivo de açúcar pode levar ao câncer

Os pesquisadores acreditam que o aumento constante de insulina (devido ao consumo excessivo de alimentos e bebidas açucarados) pode contribuir para o câncer.

Além disso, as doenças metabólicas desempenham um papel na inflamação, que é outra causa de câncer.

Inflamações causam a produção de radicais livres. Os radicais livres buscam estabilidade roubando elétrons de outras moléculas estáveis, o que pode causar uma reação em cadeia que danifica células, proteínas e DNA.

O sistema imunológico é essencial para uma boa saúde. O risco de infecções, inflamação e até câncer aumenta à medida que o sistema imunológico se enfraquece devido ao envelhecimento e a outros processos.

A cada segundo de nossas vidas, nossas células são atacadas por partículas chamadas radicais livres. Antioxidantes normalmente protegem contra os radicais livres e os danos causados ​​pelos radicais livres são reparados sem grandes consequências.

Um excesso de radicais livres pode aumentar o risco de várias doenças, incluindo câncer.

Gostou de saber mais sobre os perigos do açúcar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados