Vida de Atletas

Academia: 8 razões pelas quais você não vê resultados

É desmotivador quando treinamos diariamente na academia e cuidamos da nossa comida, mas não vemos resultados. 

Para ajudar você a entender mais sobre as razões pelas quais você não vê resultados na academia, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

8 razões pelas quais você não vê os resultados na academia

1. Você não está seguindo um plano de treinamento

Se o que você tem em mente é alcançar objetivos específicos, uma coisa importante seria que você pensasse em como vai alcançá-los. Você não praticará as mesmas rotinas se quiser perder peso como se quisesse desenvolver certos músculos ou se preparar para uma maratona.

Planejar sua rotina lhe trará benefícios puros, como aperfeiçoar sua técnica, evitar que você pule alongamentos ou repetições, descobrir novas práticas, ter expectativas reais em relação aos resultados ou até mesmo se motivar a ir à academia.

Sugerimos que você projete seu plano de treinamento antes de começar a semana, para que você enfrente a segunda-feira com inspiração. 

E se você está procurando a ajuda de um profissional, melhor ainda. Diga a ele seus propósitos, suas dificuldades e seus gostos para adaptar sua rotina e, dessa forma, alcançar seus objetivos.

2. Você só se exercita na academia

É claro que ir à academia ou correr duas vezes por semana ajudará você a manter uma condição física saudável. De qualquer forma, pode acontecer que isso não seja suficiente.

O grande objetivo seria que você levasse uma vida ativa tanto na academia quanto fora dela. Como? É mais fácil do que parece: tente adicionar pequenas sequências de cerca de dez ou quinze minutos de exercício casual às suas tarefas diárias.

Por exemplo, estacione o carro a cerca de dez minutos a pé do seu destino ou desça do ônibus uma parada antes, suba escadas quantas vezes puder, mude a velocidade enquanto caminha ou adicione alguns agachamentos antes de tirar os sapatos quando chegar em casa. 

Certamente você já está tendo novas ideias. Anime-se e você verá a grande diferença que alguns minutos de exercício casual fazem por dia.

3. Você não se exige tanto quanto pensa

Calcular o grau de demanda do seu treinamento pode ser difícil e você se pergunta quanto tempo levará para ver os resultados na academia. 

Hoje, graças à tecnologia, existem muitos dispositivos que ajudarão você a medir sua frequência cardíaca, contar seus passos ou calcular as calorias que você queima. 

Você também pode baixar vários aplicativos que o guiarão para ver os resultados do seu treinamento. Não seja tímido, experimente! O mesmo, se você for mais analógico, poderá conhecer um personal trainer para acompanhar seu progresso.

4. Você sempre pratica a mesma rotina

Talvez você tenha começado a ir à academia recentemente e, por exemplo, descoberto que gostava de correr. 

Bem, você provavelmente notou resultados nos primeiros meses, mas de repente percebeu que tudo permaneceu o mesmo: sem melhorias. Não entre em pânico, isso é normal porque seu corpo se acostumou com essa nova demanda.

O corpo precisa de novos estímulos e desafios para se tornar mais eficiente e melhorar sua condição. Para conseguir isso, tente alternar a velocidade ou os programas da esteira, descubra outras rotinas de levantamento de peso ou experimente algum novo esporte.

5. Você come alimentos contraproducentes esporadicamente em sua dieta

Não devemos nos preocupar ou ficar obcecados em comer alimentos de tempos em tempos que não nos ajudem a perder peso ou alcançar nossos objetivos. De qualquer forma, devemos estar cientes de que isso pode ser contraproducente aos nossos objetivos.

Embora devamos um dia nos dar ao luxo de comer comida como doces casualmente, também podemos experimentar algumas dessas deliciosas opções que, além de satisfazer seu desejo, ajudarão você a se recuperar:

  • Batido de proteína com banana e manteiga de amendoim
  • Hummus com pão sírio
  • Iogurte com frutas vermelhas

Existem dietas muito completas para atletas, que incluem uma grande variedade de alimentos e você pode introduzir no seu dia a dia para maximizar os resultados na academia.

6. Você não é realista com suas expectativas

Apesar do clichê, lembre-se de que Roma não foi construída em um dia. Não seria muito real se você esperasse resultados na academia se falhasse na constância, frequência ou intensidade de seus exercícios.

Para evitar momentos de frustração que possam tirá-lo do seu objetivo, defina metas de curto e longo prazo. Por exemplo, é mais provável que você perceba mudanças em sua resistência do que em sua aparência. 

Tente controlar vários fatores ao mesmo tempo para acalmar a ansiedade de ver os resultados na academia o mais rápido possível.

7. Você não descansa o suficiente entre os treinos

Lembramos que o descanso é vital para uma boa recuperação e melhor desempenho. A falta de descanso pode ter efeitos surpreendentes nos resultados na academia.

O corpo precisa reconstruir os músculos após o exercício. Se você não descansar, levará o corpo a um estado de estresse. Isso pode causar deterioração no seu desempenho ou até mesmo lesões.

Qualquer pessoa que se exercite regularmente deve descansar pelo menos 2 dias por semana. Se você é uma pessoa muito nervosa e tem problemas para relaxar, tente uma aula de alongamento ou ioga.

8. Você está passando por um estágio ruim emocionalmente

Por exemplo, se você está chateado com seu relacionamento amoroso, isso pode causar estresse, e há poucas coisas que são piores para o seu corpo do que tensão.

Isso se aplica muito mais do que relacionamentos românticos. A má atmosfera em sua casa, em seu local de trabalho, entre outras situações desagradáveis, pode estressar nosso sistema e fazer com que você acumule gordura, especialmente na região abdominal.

Pode ser difícil, mas, em qualquer caso, faça um esforço para se livrar de tantas pessoas tóxicas em sua vida e você será mais feliz e saudável com isso.

Gostou de saber mais sobre porque você não vê resultados na academia? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados