O exercício, além de ser um bom método contra o excesso de peso e uma ferramenta importante para prevenir doenças cardiovasculares ou diabetes, também tem muitos benefícios mentais. Mas você sabe quais os benefícios psicológicos de praticar esportes?
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios psicológicos de praticar esportes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Quais os benefícios psicológicos de praticar esportes?
Alivia a ansiedade
Durante o exercício e até mesmo um tempo depois, liberamos neurotransmissores que ajudam a reduzir altos níveis de ansiedade e, portanto, nos ajudam a nos acalmar.
É por isso que exercícios aeróbicos de média ou alta intensidade são recomendados, como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, dançar, zumba, etc. Com isso, você será capaz de reduzir muito visivelmente os sintomas que a ansiedade lhe causa.
Então, podemos dizer que o esporte, além de queimar gordura e nos deixar um músculo tonificado, serve como regulador de nossos níveis de ansiedade.
Reduz o estresse
Quantos de vocês depois de um dia duro de trabalho foram treinar na academia ou correr e depois se sentiram liberados e relaxados?
Tenho certeza de que muitos. Bem, sim… também reduz o estresse!
Isso ocorre porque o exercício aumenta a produção de noradrenalina, que é um neurotransmissor que ajuda a moderar notavelmente a resposta do cérebro ao estresse.
É por isso que eu recomendo que, depois de um dia duro de trabalho, pelo menos façamos uma caminhada ou corramos por meia hora ou vamos à academia treinar um pouco. Seu cérebro e corpo vão te agradecer!
Melhora sua autoestima
Não apenas olhando melhor fisicamente fará você se sentir bem, mas vendo que com constância e perseverança você é capaz disso e de muitas outras coisas que nunca pensamos que poderíamos fazer, sua autoestima é melhorada!!
Por que eu digo isso? Porque cada dia de treinamento é um novo desafio, com horários diferentes, com pesos alternativos (se formos à academia ou ao Crossfit), que fazem você sair da sua zona de conforto, aceitando e superando novos desafios após cada treinamento.
E com isso o que você obtém é enfrentar seus medos e superá-los.

Melhorias no nível do cérebro
Isso melhora meu cérebro?! Sim. Ajuda a trabalhar e melhorar a memória, retardando assim o envelhecimento ou a deterioração cognitiva.
Isso ocorre porque melhora a estimulação da neurogênese (processo pelo qual novos neurônios são gerados) no hipocampo, que é uma estrutura do cérebro que tem um papel importante na memória.
E como fazemos isso? Parece familiar para você quando, seja na aula conduzida na academia, ou no Crossfit, ou mesmo fazendo ioga, você está ciente da postura, perna, braço, etc.?
O que você acha que estamos fazendo lá? Sem perceber, fazendo uma postura simples, tomando um peso ou haltere ou na aula de zumba seguindo os passos da coreografia, sua mente está fazendo uma multitarefa de concentração máxima.
Ou seja, em questão de segundos você está fazendo um scanner do seu corpo analisando dos pés para a cabeça se está em uma boa posição e, se não estiver, você se corrige.
Meu Deus… você trabalha mais no seu cérebro praticando esportes do que fazendo sudokus!
Como eu disse, você tem que observar sua técnica e analisar se está tudo bem ou se precisa ser melhorado. De fato, cada movimento tem sua técnica… e você tem que aprendê-los.
Sua concentração falha? Atreva-se a praticar esportes.
Melhora sua produtividade
Bem, mesmo que você não acredite, durante o treinamento, como eu disse na seção anterior, você estimula o cérebro, por isso é mais ativo, tem mais capacidade cerebral e, portanto, seu cérebro está em plena capacidade.
E o que eu quero dizer? Bem, isso significa que depois desse treinamento devastador, você tem vontade de fazer as coisas, já que seu cérebro, embora não seu corpo, está em um estado ideal de produtividade e isso significa que seu desempenho será muito melhor.
Melhora a memória
Exercitar-se regularmente ajuda a melhorar sua memória e a capacidade de aprender coisas novas.
Isso ocorre porque há um aumento na produção de células do hipocampo que são responsáveis pela memória e aprendizado.
Pense que toda vez que você vai a Zumba, você tem que aprender uma nova coreografia, que todos os dias de treinamento na academia ou Crossfit, há novos exercícios, ciclismo, todos os dias rotas diferentes, etc. Com tudo isso, você faz sua memória funcionar todos os dias.
Melhora as habilidades sociais
Suas relações sociais também melhoram à medida que você começa a se relacionar com pessoas com os mesmos gostos ou, pelo menos, pessoas com quem compartilha um esporte.
Como tenho dito nas seções anteriores, há um aumento na autoestima e autoconfiança e, portanto, você é mais receptivo a interagir com as pessoas ao seu redor, participar mais ativamente das aulas direcionadas ou começar a praticar esportes em grupo.
E, portanto, você começa a conhecer novas pessoas com quem compartilhar muitos hobbies.

Conclusão
Em resumo, o exercício físico regular não só nos beneficia no nível físico, que é o mais óbvio e visual, mas psicologicamente nos traz muitos benefícios e, acima de tudo, nos dá qualidade de vida.
Além disso, nos ajuda na autorregulação, moderando a intensidade de nossas emoções, como raiva, agressividade e, acima de tudo, ansiedade, estresse e depressão.
Gostou de saber mais sobre os benefícios psicológicos de praticar esportes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!