Quantas vezes você já tentou iniciar uma dieta ou um plano de perda de peso? Eu sei, certamente muitas vezes. Mas como começar uma dieta saudável e ter resultados?
Para ajudar você a entender mais sobre como começar uma dieta saudável, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que implica uma dieta saudável?
Em nossa língua, trata-se de ingerir “alimentos reais” em vez daqueles processados. Ou seja, comida que vem da terra, de uma árvore ou do mar: carne, peixe, vegetais, frutas, cereais, ovos, nozes e assim por diante.
Quanto aos processados, certamente você já sabe quais quero dizer: se vier de uma máquina, de um saco impressionante ou se a lista de ingredientes for infinita, podemos colocá-los neste grupo.
De fato, se no começo era um alimento de verdade, mas depois passou por milhares de processos, você pode ter certeza de que não fornecerá algo rico em nutrientes.
Embora à primeira vista seja uma tarefa quase impossível para você, aprender a comer bem e seguir uma dieta saudável é um hábito que lhe trará apenas benefícios.
Mas como começar uma dieta saudável?
Prepare sua mente
Não somos todos iguais, por isso é importante que você se faça certas perguntas antes de iniciar sua nova dieta saudável.
Por exemplo, você tem dificuldade em mudar a maneira como se alimenta? Quantos quilos você quer perder? Quão rápido você quer perdê-los? Qual a probabilidade de você cumprir seus propósitos?
Depois de definir esses ou outros parâmetros semelhantes, você terá uma ideia mais clara do que deseja alcançar e, em seguida, poderá escolher o método que funciona melhor para você.
Pequenas mudanças dão ótimos resultados
Roma não foi feita em um dia. Em vez de fazer mudanças drásticas, tente modificar gradualmente seus comportamentos alimentares.
Substitua alguns alimentos processados toda semana por outros que sejam nutritivos até que você aprenda progressivamente a viver sem eles.
Um bom truque é preparar a lista de supermercados antes de sair de casa – e não trapacear!

Comprometa-se a mudar
Se você decidir mudar seus hábitos alimentares, faça isso por convicção, não porque tenha sido convencido. Esta será a chave quando você tiver que escolher entre um muffin ao invés de ovos no café da manhã.
Afinal, o que você está procurando é melhorar sua qualidade de vida: lembre-se disso.
Conheça os grupos de alimentos
Seu corpo digere nutrientes de maneiras diferentes de acordo com as funções do corpo: construir músculos, transportar nutrientes, dar energia a certos órgãos ou até mesmo armazenar gordura que você pode usar no futuro.
Por esse motivo, é importante que você aprenda o que são proteínas, carboidratos e gorduras.
- Proteínas: Certamente você as ouviu nomeadas na academia ou viu anúncios de shake de proteína. Bem, isso ocorre porque os músculos rasgam quando você se exercita e usa proteínas para reconstruir com mais força. Portanto, é importante que eles sejam as protagonistas da sua dieta saudável. Em quais alimentos você encontra proteína? Em frango, ovo, peixe, porco, vaca, nozes, legumes, quinoa e na maioria dos produtos lácteos.
- Carboidratos: No corpo, esse tipo de alimento é convertido em glicose, que fornece energia para implementar todos os tipos de funções do corpo. Existem carboidratos saudáveis, como frutas, vegetais e, até certo ponto, cereais. E há aqueles que você quer evitar, a menos que treine constantemente para maratonas: grãos processados e refinados.
- Gorduras: Embora pareça paradoxal para você, elas são essenciais para serem saudáveis e ativas. Entre muitas funções, elas protegem órgãos, fornecem e armazenam energia e regulam hormônios.
- Você pode encontrá-las em abacates, amêndoas, azeite, nozes e manteiga de amêndoa (fácil de fazer em casa!). A propósito, o aumento de tamanho está mais relacionado a carboidratos do que a gorduras.
Selecione a comida e controle as porções
O interessante é que, se dermos ao corpo o que ele precisa de acordo com nosso grau de atividade e estilo de vida, nos sentiremos satisfeitos, com a energia necessária e animados.
O que beber para perder peso e manter uma dieta saudável?
Água potável
Se você sentir fadiga, dor de cabeça ou apenas uma série mal-humorada… Um estudo publicado no The Journal of Nutrition revela que um grupo de pessoas que foram submetidas a uma situação de mais de 1% desidratação rapidamente experimentou uma diminuição no humor, menor concentração e dores de cabeça.
De acordo com os autores do estudo, existem certos neurônios que detectam desidratação e que podem enviar sinais para outras regiões do cérebro que regulam e influenciam o humor e as funções cognitivas.
Geralmente é recomendado consumir uma quantidade diária de 2,5 litros em mulheres e 3,4 litros em homens.

Chá
Se você está tentando reduzir a dose de café… O chá preto pode ser uma ótima alternativa ao café e ao alto consumo de cafeína em geral que consumimos diariamente.
O chá contém uma quantidade de 50 mg por xícara, enquanto o café tem uma concentração de 100 a 190 mg por xícara.
Se você tem problemas de estômago… A medicina tradicional chinesa diz que o chá melhora o processo de digestão, neutralizando os ácidos estomacais.
Sucos
Se você precisar aliviar a constipação… O suco de ameixa é rico em vitamina C e minerais como cálcio e ferro. Também tem um alto teor de fibras insolúveis, que ajudam a mover resíduos pelos intestinos para eliminá-los.
Beba um pouco de suco de ameixa seca pela manhã para ajudar a equilibrar nutrientes no café da manhã. Sempre procure sucos 100% naturais para evitar açúcares adicionados e calorias extras.
Gostou de saber mais sobre como começar uma dieta saudável? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!