Vida de Atletas

O que comer antes e depois de se exercitar?

Tão importante quanto as atividades que você faz em sua rotina de treinamento é a dieta que você segue. Assim, surgem perguntas como: o que comer antes de se exercitar? E o que comer depois de se exercitar? 

Se você está procurando respostas para essas incógnitas, veio ao lugar certo. 

Para ajudar você a entender mais sobre o que comer antes e depois de se exercitar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que comer antes de se exercitar?

Aqui está o grande dilema, especialmente se você praticar esportes logo de manhã: eu devo ou não comer antes de me exercitar? Dependendo do exercício que você vai realizar, ambas as opções podem ser úteis.

Se você quiser tomar um bom café da manhã, tenha em mente que é melhor tomá-lo pelo menos uma hora e meia antes do treinamento, a fim de evitar cortes digestivos e aproveitar ao máximo a energia que os alimentos lhe dão. 

Aqui, os alimentos mais recomendados são aqueles ricos em carboidratos e aqueles com assimilação média ou lenta, como grãos integrais, biscoitos integrais, aveia, flocos de aveia… 

Você também pode optar por alguns laticínios ou derivados de soja e incluir frutas e sucos sem açúcares. Opções ricas em proteínas, como ovo, peru ou atum, também podem ser úteis, bem como uma infusão ou café.

Dependendo do tipo de trabalho a ser feito, existem alguns alimentos essenciais no seu café da manhã:

  • Trabalho de musculação: proteínas são uma obrigação;
  • Trabalho cardiovascular ou de longo prazo: não se esqueça dos carboidratos de assimilação média e lenta.

Caso prefira sair para treinar o mais rápido possível, você também pode optar por uma opção de mini café da manhã. 

Um suco e uma torrada de pão integral, um iogurte com flocos de aveia, uma maçã e um café … são alternativas que podem ser úteis para começar a manhã e que permitem que você se vista e saia para treinar diretamente.

Claro, em ambos os casos, alimentos ricos em açúcares de absorção rápida, como doces, não são recomendados, bem como o uso de açúcar para adoçar. Se você precisar de um toque doce, é melhor optar pelo mel.

Fazendo esportes em jejum

Fazer exercícios sem café da manhã pode ser bom para você se você pretende reduzir sua porcentagem de gordura corporal ou perder peso. 

O que você deve tentar é incluir em seu jantar na noite anterior alimentos ricos em carboidratos de assimilação lenta e média e alimentos proteicos, especialmente se você for fazer um treino de longo prazo. 

Tente não exigir muito com o estômago vazio e siga um ritmo moderado ou suave e sempre leve tangerinas, biscoitos ou um pouco de suco com você, caso fique tonto ou se sinta fraco.

Atletas no meio da manhã podem tomar café da manhã normalmente com duas horas de antecedência. 

Por outro lado, se o seu horário de treinamento for apenas ao meio-dia ou à hora do almoço, é melhor fazer um lanche no meio da manhã, como um suco ou uma fruta, e no final, ir comer.

O que comer antes de treinar à tarde ou à noite?

Se você preferir praticar esportes à tarde, tente deixar sua comida ao meio-dia pobre em gordura e permitir a digestão fácil. 

Novamente, caso você faça uma atividade a longo prazo, é importante que sua refeição inclua alimentos com carboidratos de assimilação lenta e média, como frutas, legumes ou massas, e quando você for fazer trabalho de musculação, não se esqueça das proteínas. 

Se você é um daqueles que treinam no final da tarde, faça um lanche duas horas antes. Seu horário de exercício é a partir das 22:00? Então, aposte em um lanche para o jantar e faça um lanche leve no final.

O que comer depois de se exercitar?

Além das atividades que você faz, para o cuidado do seu corpo, não importa apenas o que você come antes do exercício, mas também o que comer após o exercício. 

E é que comer certos alimentos após o treinamento pode ser a chave para alcançar uma boa recuperação e continuar a ter o melhor desempenho nas melhores condições nas próximas sessões. 

Seu corpo precisa se recuperar e seus grandes aliados para esse objetivo são proteínas e carboidratos de alta qualidade. O que comer depois de se exercitar para obtê-los facilmente? Um lanche restaurador.

Como é um bom lanche de reparo?

Por um lado, seu lanche restaurador deve conter carboidratos de assimilação média e rápida que permitem que você se recupere o mais rápido possível, como frutas, biscoitos, sucos, pão e cereais ou até mesmo certos doces, como passas e geleia. 

Ao mesmo tempo, deve incluir alimentos com proteínas de alta qualidade biológica que parem a destruição da massa muscular, formem novas fibras musculares e reparem danos, como ovos, iogurte, queijo, leite de vaca ou soja ou presunto. 

Lembre-se sempre de que o momento ideal para o tomar é entre 15 e 20 minutos após o término da sessão.

Gostou de saber mais sobre o que comer antes e depois de se exercitar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados