O treino HIIT é uma forma de treinamento de intervalo de alta intensidade. Esses são os dois conceitos-chave desta prática. Esse tipo de treinamento pode ser feito em qualquer lugar e geralmente não requer equipamentos.
Por que isso é ótimo? É um treino ultra eficaz em muito pouco tempo. De fato, um treino HIIT queima calorias e gordura com mais eficiência do que um exercício cardio regular.
É uma atividade física breve e intensa que causa um tipo de distúrbio metabólico chamado efeito pós-queima, que pode fazer com que o corpo queime calorias mais rápido, por até 48 a 72 horas após o treino!
Para ajudar você a entender mais sobre o treino HIIT, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é o Treino HIIT?
O erro mais comum ao iniciar um treino HIIT é esquecer a importância dos intervalos! Não tente manter uma intensidade alta por muito tempo. Este não é o objetivo do HIIT.
O objetivo é atingir sua intensidade máxima. O treinamento intervalado de alta intensidade é sempre o mesmo: períodos curtos e intensos de esforço, separados por períodos de descanso mais curtos ou mais longos, dependendo da sua condição física.
A relação esforço / descanso pode variar de 1: 1 (por exemplo, 30 segundos / 30 segundos) a 1: 4. Mas não importa quanto tempo você descanse, o importante é que você dê tudo de si durante seus intervalos de exercícios!
Esses intervalos durante o HIIT devem ser realizados em mais de 80% de sua frequência cardíaca máxima, e seus períodos de recuperação devem ser realizados em cerca de 40-50% de sua frequência cardíaca máxima.

Como treinar?
Existem muitas maneiras de estruturar seu treinamento HIIT. Por exemplo, você pode treinar na forma de treinamento em circuito.
Os circuitos são ótimos para trabalhar vários músculos em uma sessão. Normalmente, você gasta 30 segundos por exercício antes de passar para o próximo. O tempo de que você precisa para se recuperar, movimentar-se e se ajustar ao novo exercício é o tempo de descanso.
Você também pode optar pela pirâmide! Estruturado da mesma forma que o circuito, é o número de repetições que você faz para cada exercício que muda.
Com o treinamento em circuito, o número de repetições é constante, mas para o treinamento em pirâmide, você tem um número crescente ou decrescente de repetições.
O treinamento na forma de “tantas repetições quanto possível” parece simples, mas é muito exigente! Você só precisa fazer o máximo de repetições possível em um determinado tempo.
Por que o treino HIIT é tão benéfico?
Queimar calorias
Os exercícios HIIT tendem a queimar mais calorias do que os exercícios cardio tradicionais. Além disso, é 2 em 1: você queima mais calorias durante o treinamento E no período pós-exercício, o famoso efeito pós-queimadura.
Este consumo de energia pós-exercício é o consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC).
É a quantidade de oxigênio que seu corpo consome após o exercício que excede o nível basal de captação de oxigênio antes do exercício. Seu corpo usa mais oxigênio após o exercício do que antes do exercício, e você queima mais calorias ao se recuperar do exercício.
Por quê? Após o esforço físico, seu corpo precisa se restaurar ao seu estado de repouso. Este processo de recuperação requer energia, razão pela qual seu corpo gasta mais calorias após o exercício. O gasto geral de energia de um treino HIIT é, portanto, MUITO interessante.
Queimar gordura
Você provavelmente já sabe que os exercícios cardiovasculares são eficazes na mobilização de gordura. Como uma forma (muito) intensa de cardio, HIIT é o melhor exercício para fazer quando seu objetivo é queimar gordura!
Explicações? A intensidade do exercício leva a um aumento na taxa de oxidação de gordura e consumo excessivo de oxigênio após o exercício, o que ocorre quando o corpo se recupera do estado de baixo oxigênio durante o exercício.
Durante esta fase, o tecido adiposo é decomposto e convertido em combustível. Portanto, você queima gordura de forma eficaz! E combinado com um bom queimador de gordura, HIIT se torna o método de treinamento definitivo para perder peso e tônus.

Melhorar VO2 max
O VO2 máximo é importante, mesmo se você não for um fã de cardio! Com um VO2 máximo mais alto, seu corpo tem melhor resistência durante o exercício aeróbico.
Além de melhorar a condição física, um bom VO2 máximo também ajuda você a ter uma saúde geral melhor.
Regular o apetite
Se você está tendo problemas para controlar seu apetite, o HIIT pode ajudá-lo a administrá-lo melhor. A intensidade do HIIT causa uma diminuição na quantidade de grelina (um hormônio regulador do apetite), o que reduz o apetite.
Ao mesmo tempo, HIIT também aumenta os níveis de açúcar no sangue e de lactato no sangue (temporariamente), o que também reduz o apetite.
Gostou de saber mais sobre como fazer um treino HIIT? Então não deixe de acompanhar os demais artigos o blog, tenho muitas outras novidades para você!
Bom
Bom demais gostei