É do conhecimento geral que ter um café da manhã saudável é fundamental. De manhã, de fato, o organismo provém de várias horas de jejum, por isso precisa de energia e nutrientes para abastecer e enfrentar melhor o dia, razão pela qual o café da manhã nunca deve ser ignorado.
Caso essa refeição seja ignorada, é provável que você comece o dia sem energia, e acabe comendo mais do que deveria no almoço. Isso não é recomendado, pois as calorias ingeridas, devem ser distribuídas ao longo do dia.
Para ajudar você a entender mais sobre como ter um café da manhã saudável, eu preparei o artigo de hoje com algumas dicas especiais. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
A importância do café da manhã saudável
Um café da manhã saudável e bom traz muitos benefícios ao nosso corpo, incluindo melhorar a concentração e aumentar a energia, manter um peso saudável (para a rápida ativação do metabolismo), regulação da ingestão calórica diária e controle da glicemia.
De fato, um bom café da manhã significa que o resto do dia é mais equilibrado e ordenado do ponto de vista alimentar, pois leva a uma melhor alimentação, e impede que você coma muitas calorias nos horários mais errados, especialmente à noite, quando temos menos necessidade e principalmente quando nosso corpo não está preparado para receber grandes quantidades de alimentos, por isso tende a se acumular.
Infelizmente, o consumo de um café da manhã saudável não é muito difundido e tendemos a ingerir muito açúcar ou a pular completamente a refeição, geralmente devido à falta de tempo ou preguiça para prepará-la.
A ausência de café da manhã leva apenas a comer mais depois e consumir alimentos errados, dos quais somos inevitavelmente atraídos quando sofremos o ataque de fome resultante do jejum matinal.
Então, como um adulto deve regular a sua alimentação no café da manhã? As palavras de ordem são: completo e equilibrado. Vamos ver melhor o que isso significa.

Café da manhã saudável: uma mistura de nutrientes
O café da manhã deve conter todos os principais nutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e fibras (café da manhã completo) e nas proporções certas (café da manhã equilibrado).
Um café da manhã incompleto e desequilibrado, portanto, baseado em apenas um nutriente, não é bom porque não é capaz de trazer toda a energia e valor nutricional que precisamos pela manhã.
Pensamos, por exemplo, no clássico café da manhã brasileiro, composto de café com açúcar e pão francês; neste caso, toda a refeição é completamente desequilibrada em favor dos açúcares e, além disso, tem pouco valor nutricional.
Tudo isso tem o efeito de pesar enormemente o pâncreas, que, adormecido após horas de jejum, é atacado por uma sobrecarga de açúcar, para a qual é forçado a realizar um excesso de trabalho, tendo que produzir muita insulina imediatamente para recuperar rapidamente o açúcar no sangue aos valores normais.
Além disso, o pico glicêmico após um café da manhã desse tipo diminui rapidamente, levando à fome novamente em breve, com os consequentes hábitos negativos de comer lanches no meio da manhã e muito no almoço. Então, como você faz um café da manhã saudável?
O que comer no café da manhã?
Antes de tudo, devemos dizer que existem diferentes tipos de café da manhã saudável, doce e salgado. A esse respeito, não existe uma regra que diga que de manhã é melhor comer doce ou salgado; portanto, mesmo a opção doce pode ser saudável se contiver os açúcares certos, como os de grãos integrais e frutas.
O importante é que o café da manhã seja equilibrado e completo, respeitando os gostos e preferências de todos nutrientes que o corpo precisa.
Uma boa opção para um café da manhã saudável é aveia com iogurte grego. Isso porque, contém poucos açucares, e aumentam de forma lenta o açúcar no sangue, causando uma saciedade maior e duradoura.

Café da manhã saudável: o que evitar?
Para um café da manhã saudável, grãos refinados, gorduras saturadas e açúcares contidos em lanches, biscoitos, croissants, bolos, rosquinhas e outros produtos embalados devem ser evitados.
Cuidado também com a geleia, que contém muito açúcar; portanto, é recomendável escolher um produto sem adição de açúcar, mas você precisa saber ler os rótulos; caso contrário, para ser mais seguro, o conselho é “escolher geleias sem açúcar”, para ser consumido de qualquer maneira apenas ocasionalmente e em combinação com pão integral.
Mesmo os sucos de frutas processados devem ser evitados, novamente devido ao alto teor de açúcar adicionado, por isso é muito melhor optar por sucos caseiros, levando em consideração que a fruta intacta, que mantém a polpa, é sempre preferível ao suco. Isso porque, a fruta acaba perdendo seus nutrientes valiosos quando é espremida ou batida.
E os biscoitos de café da manhã muito amados? Biscoitos e barras de chocolate podem ser consumidos, mas somente se preparados em casa e seguindo receitas leves, sem adição de açúcar.
Um bom método de preparação é aquele que utiliza, por exemplo, farinha de amêndoa, cereais integrais ou em flocos integrais, malte de cevada, avelãs picadas, pelo menos chocolate com 80% de cacau e sementes oleaginosas.
Gostou de saber mais sobre como ter um café da manhã saudável? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!