Vida de Atletas

Novas tecnologias para o treinamento

O esporte em casa é uma tendência em constante crescimento e tem sido ainda maior pelas situações de confinamento experimentadas nos últimos tempos. Felizmente, há novas tecnologias para o treinamento que podem ajudar nisso.

Para ajudar você a entender mais sobre as novas tecnologias para o treinamento, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Novas tecnologias para o treinamento

Peloton

A Peloton é uma empresa americana que fabrica máquinas de fitness em casa, possui um aplicativo de exercícios e cria seus próprios vídeos de treinamento que seus clientes podem assistir sempre que quiserem nas telas de seus produtos.

Seu produto mais conhecido e com o qual ele começou, é uma bicicleta giratória. Mais tarde, eles aumentaram sua linha de produtos adicionando uma esteira e logo adicionarão uma máquina de remo.

Seus produtos são muito caros. Para se ter uma ideia, sua bicicleta giratória custa cerca de 2.000 dólares. É claro que, como não poderia ser de outra forma, sua qualidade é excepcional.

Mas o modelo de negócios da Peloton vai além da venda de máquinas de alta qualidade. Se você quiser tirar o máximo proveito da máquina que comprou, terá que pagar por seu plano de assinatura de cerca de 35 dólares por mês para ter acesso a uma extensa coleção de exercícios exclusivos, com cerca de 20 treinadores diferentes, para que você possa escolher o que melhor combina com você.

Além disso, com sua assinatura, você tem acesso a aulas ao vivo, via streaming, onde os treinadores podem até interagir com você.

Até agora, seu modelo de negócios tem funcionado muito bem, com foco em produtos de alta qualidade e um nicho de usuários com alto poder de compra e tudo indica que eles continuarão a expandir sua gama de produtos.

Além de uma nova máquina de remo, está entre seus planos adicionar versões de seus produtos ao catálogo a um preço mais baixo, pois isso os ajudaria a aumentar sua base de usuários e, com isso, o volume de assinaturas mensais.

Mirror

Mirror é uma startup que criou um dispositivo de fitness interativo com a aparência de um espelho vertical que mede 1.320 x 560 x 35 mm, para que você possa ver todo o seu corpo nele. 

Quando o espelho liga, ele se torna uma tela grande onde você pode escolher diferentes exercícios. Ao escolher uma sessão de treinamento, aparecerá um treinador cujos movimentos você deve seguir.

De acordo com seus designers, a tela não é sensível para evitar que seja preenchida com marcas de dedos que piorariam a experiência, por isso é gerenciada por meio de um aplicativo do seu celular.

Com seu conceito de espelho, ele permite que você veja seu próprio reflexo em sua superfície sobreposta com a imagem do seu treinador, enquanto você está fazendo sua sessão. 

Dessa forma, como os dançarinos fazem em seus ensaios na frente do espelho, você pode controlar se está fazendo o exercício corretamente.

A Mirror foi recentemente adquirida pela Lululemon, uma empresa americana especializada em roupas e equipamentos esportivos de alta qualidade.

O Mirror custa cerca de 1.300 dólares, embora use o mesmo modelo de negócios que o Peloton, oferecendo também uma assinatura mensal de cerca de 35 dólares para acesso a uma ampla seleção de treinamentos que variam semanalmente. 

Ao comprar o dispositivo, você também adquire uma assinatura de um ano.

Basicamente, o espelho em si não é muito útil se você não pagar pela assinatura.

O mundo dos esportes domésticos está em constante evolução e conceitos como Mirror são novos demais para ter certeza de como eles evoluirão.

Após sua aquisição pela Lululemon, seu futuro é incerto, mas a empresa garante que seu desenvolvimento continuará da mesma maneira.

Tonal

Tonal é um novo conceito de academia em casa. Seus criadores o definem como “um equipamento tudo-em-um para o treinamento de força de todo o corpo com personal trainer incluído”.

À primeira vista, o Tonal se parece muito com o Mirror, pendurado na parede, com sua forma retangular e sua tela grande, mas seu conceito é muito diferente. Mirror é um guia visual para exercícios, enquanto Tonal é uma máquina de fitness com a qual você interage fisicamente e de muitas maneiras diferentes.

O corpo central do Tonal abriga uma grande tela sensível ao toque e o sistema automatizado de resistência magnética que adaptará os exercícios ao seu nível, após o teste de força que você realizará na primeira vez que usar a máquina.

Tonal também tem dois braços de metal dobráveis localizados nas laterais do corpo principal que podem girar em todas as direções e variar sua altura por meio de trilhos. Desses braços vêm cabos que geram resistência ao puxá-los.

As diferentes posições dos braços, juntamente com os vários acessórios incluídos no Tonal, permitirão que você exercite todos os músculos do corpo, guiados por um treinador através da tela principal do dispositivo.

Sua inspiração no modelo de negócios de Peloton chega ao ponto de incluir um programa chamado “Peloton”, projetado para ser usado em conjunto com as aulas de Peloton. 

Na verdade, um grande número de usuários do Peloton também acabou comprando um Tonal para completar seus exercícios cardiovasculares do Peloton com treinamento de força.

Não há dúvida de que é uma máquina premium única no mercado e que tem como alvo um comprador com um poder de compra muito alto. 

Ao não competir diretamente com a Peloton, já que ele não oferece (ainda) equipamentos de treinamento de força, os próprios clientes da Peloton são os potenciais compradores da Tonal.

Gostou de saber mais sobre as novas tecnologias para o treinamento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados