Entre as atividades recomendadas para uma boa saúde, além de melhorar a condição física, encontramos boa nutrição e exercício. Nesse último ponto, uma das melhores opções é a execução de agachamentos. Mas como fazer agachamentos corretamente?
Para ajudar você a entender mais sobre como fazer agachamentos corretamente, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Benefícios do agachamento
A primeira coisa que devemos destacar sobre os agachamentos é seu efeito positivo na saúde, especificamente nos músculos. Especialmente as pernas são fortalecidas e aumentam de tamanho. Por outro lado, tendões e outras partes da área inferior também são favorecidos.
Algo que vale a pena notar, entre muitas coisas, é que é uma atividade que pode ser realizada por homens e mulheres. Estas são outras vantagens e benefícios proporcionados pelos agachamentos:
- Diminui o risco de lesões. Graças à força dos músculos, eles têm uma maior capacidade de realizar atividades físicas exigentes sem medo de lesões.
- Reduz gorduras. Como muitos outros exercícios, ajuda a eliminar a gordura acumulada, tonificando os músculos.
- Promove o equilíbrio. O tipo de exercício e a maneira como ele é executado ajudam a aumentar o equilíbrio corporal.
Como fazer agachamentos corretamente?
Para desfrutar de todos os benefícios proporcionados pelos agachamentos, é essencial realizá-los da maneira apropriada. Aqui está como fazer:
Posição inicial
A primeira coisa que precisamos saber é a posição com a qual a atividade começará. Isso é essencial para que a implementação subsequente seja adequada.
Para fazer isso, você deve estar completamente ereto. As mãos ficarão de cada lado. Os pés devem ter uma separação entre eles semelhante à entre seus ombros.
No caso de algumas pessoas, elas consideram mais apropriado que os dedos dos pés permaneçam para a frente, enquanto outros preferem que apontem para os lados, tanto quanto possível.
Neste ponto, não há uma regra rígida, para que cada pessoa possa escolher a opção que melhor se adapte a ela.
Algo semelhante acontece com as mãos, embora neste caso a maioria dos treinadores considere mais apropriado entrelaçá-las umas com as outras. De qualquer forma, se você preferir mantê-las uma ao lado da outra, com os dedos esticados, não há problema.

Implementação
Ao realizar o exercício, você tem que ser muito claro sobre a forma do exercício. Algumas pessoas acreditam que se trata de dobrar os joelhos para fortalecer as pernas, mas, na realidade, isso deve ser um efeito do verdadeiro movimento do exercício: a área da cintura que vai para trás.
Respiração
A respiração desempenha um papel essencial no desempenho de agachamentos. Especialmente porque este exercício ajuda a fortalecer a área abdominal.
Portanto, ao fazer o movimento para trás, você deve expirar e, ao retornar à posição inicial, inspirar. Isso torna mais fácil para o movimento ter um impacto muito maior no corpo.
Repetição
Deve-se notar que este é um exercício contínuo, portanto, depois de puxar a pelve, o que leva a dobrar os joelhos e descer, você deve retornar à posição inicial para repetir o processo. O objetivo é completar o número padrão de repetições.
Como sugestão, você pode fazer 10 repetições, descansar por 1 minuto e executar a mesma quantidade novamente até que 4 séries sejam concluídas.
Erros a serem evitados ao se agachar
Forçar os joelhos
Os agachamentos devem exigir a maior resistência às nádegas, não aos joelhos. Portanto, quando você joga a cintura para trás, você deve sentir maior pressão nas coxas e nádegas, não nos joelhos ou pernas.
Desloque seus joelhos
Mais uma vez, se os joelhos não realizarem o movimento adequado, o exercício perderá seu valor. Alguns, para ser mais fácil ao descer, se ajoelham, quando na realidade deve estar fora. Só assim você pode obter todos os benefícios dos agachamentos.
Dobrando as costas
Tão negativo quanto colocar os joelhos, é flexionar as costas. De fato, para evitar lesões nesta área, é vital que, no momento da execução dos agachamentos, ela permaneça reta.
Entre as recomendações dos especialistas para corrigir rapidamente esse erro, há colocar os olhos fixos para frente, além de aumentar o relaxamento dos ombros.

Levante os calcanhares
Há um movimento que as pessoas costumam fazer quando fazem agachamentos, especialmente aquelas que os realizam pela primeira vez.
Trata-se de levantar os calcanhares quando a pelve é levada para trás. É normal porque é uma maneira de diminuir a pressão sentida tanto pelas nádegas quanto pelos músculos, mas é um erro e, portanto, deve ser evitado.
Em primeiro lugar, porque diminui o efeito que os agachamentos podem alcançar nos músculos e, em segundo lugar, porque se os calcanhares não estiverem fixados no chão, então, no momento da escalada, será muito mais complicado. Isso ocorre porque os calcanhares são muito necessários no impulso que deve ser feito para retornar à posição inicial.
Finalmente, deve-se levar em conta que há uma grande variedade de agachamentos, por isso vale a pena variar, especialmente se a maneira de realizar qualquer um deles já tiver sido dominada.
No caso daqueles que precisam de peso para sua execução, não deve ser muito pesado, tanto para evitar lesões quanto para tirar o máximo proveito do exercício.
É uma boa ideia decidir se exercitar, e se a decisão é fazer agachamentos, então é melhor ter certeza de que você os está fazendo da maneira certa.
Gostou de saber mais sobre como fazer agachamentos corretamente? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades