A calistenia é uma prática de exercícios cada vez mais popular. Envolve grande resistência. Em áreas urbanas, é comum ver instalações que favorecem a calistenia. Embora tenha se tornado conhecido nos últimos anos, na verdade é uma forma antiga de treinamento.
É importante notar que não é necessário ter implementos profissionais ou máquinas avançadas. Pode ser feito em casa. O peso corporal é a “ferramenta número 1” para realizá-lo.
Para ajudar você a entender mais sobre a calistenia, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é calistenia?
É um treino no qual o peso corporal é usado para desenvolver resistência. Seu nome deriva do grego; kallos (beleza) e sthenos (fortaleza). Essas práticas de exercícios perseguem o objetivo de desenvolver agilidade, flexibilidade e força.
Exercícios calistênicos podem ser realizados por homens e mulheres. Na verdade, entre os mais básicos estão os famosos agachamentos e flexões. Um destaque é que eles podem ser executados por jovens e idosos. Eles não precisam de pesos, ferramentas ou materiais para executá-los.
A calistenia abrange uma grande variedade de técnicas esportivas. Na verdade, todos os tipos de exercícios físicos em que o peso corporal é usado como meio de exercer tensão no corpo se enquadram na definição de Calistenia.
Alguns dos movimentos são muito semelhantes aos da ginástica olímpica. O treino de rua é um treino de rua que geralmente é realizado em áreas públicas e em grupo.
Barras de ferro são usadas para alcançar movimentos de coordenação e grande resistência. A calistenia é muito popular nos Estados Unidos e na América Latina.

Em que partes do corpo a Calistenia funciona?
Com este tipo de prática esportiva, você pode ter controle total do seu corpo. Claro, existem diferentes rotinas nas quais é dada atenção às pernas ou braços. No entanto, alguns exercícios conseguem exercer tensão nos músculos abdominais e até ajudam a desenvolver melhor o tórax.
Você pode trabalhar na parte superior ou inferior do corpo. Dependendo da rotina de exercícios, o corpo pode ser moldado. Na verdade, você pode trabalhar todo o corpo ao mesmo tempo.
Quais são os benefícios dos exercícios calistênicos?
Calistenia serve para obter um melhor condicionamento físico, por sua vez, permite que você perca peso corporal.
Claro, também pode servir para alcançar o efeito oposto, ou seja, aumentar os músculos, no entanto, é um pouco complexo, já que é necessário combiná-lo com outras rotinas e até hábitos alimentares para aumentar a massa corporal.
Os benefícios dos exercícios calistênicos podem ser percebidos em menos de um mês. Esses benefícios são muito amplos. Abaixo, indicaremos os destaques.
- Promove flexibilidade e elasticidade
- Aumenta a resistência física
- Queima gordura e ajuda a perder peso
- Promove o controle postural
- Fortalece as articulações
- Ajuda a melhorar o humor, reduzir o estresse
- Ajuda na tonificação do corpo
- Ajuda na definição de grupos musculares
- Promove o sistema cardiovascular
- Previne problemas cardíacos
Exercícios calistênicos para iniciantes
Como acontece com outras técnicas esportivas, a calistenia vem em níveis de acordo com a resistência de cada atleta. Recomendo fazer exercícios com a orientação de um especialista.
Em seguida, indicarei quais são os exercícios básicos para começar na calistenia:
- Agachamentos. Agachamentos fazem parte dos exercícios cardiovasculares. Seus benefícios são percebidos na parte inferior do corpo. Especialmente pernas, nádegas e abdominais tonificados.
- Abdominais. Os abdominais exigem grande resistência, mas quando você consegue executar a técnica corretamente, pode aumentar a massa corporal.
- Flexões nos braços. É um exercício que consegue trabalhar no peito, tríceps e deltoides. Além disso, fortalece o núcleo. Melhor equilíbrio é alcançado e a dor nas costas diminui.
- Prancha. A prancha não permite apenas que você pareça plano. Também favorece a coluna vertebral, melhora a postura, entre outros.
- Elevador de quadril. Faz parte dos exercícios calistênicos, nos quais você pode trabalhar suas nádegas, abdômen, pernas e até mesmo costas. É simples e há muita variedade, que você pode implementar para dar variedade às suas rotinas.
É necessário aprender a fazer os exercícios básicos de calistenia corretamente, a fim de passar para um nível médio e avançado. À medida que você avança, versões mais completas podem ser introduzidas. Ao mesmo tempo, o número de repetições ou séries pode ser aumentado.
Um destaque é que, embora esses exercícios incluam apenas peso corporal, você pode usar barras paralelas. Dessa forma, você pode fazer melhor uso do seu peso para desenvolver resistência e queimar calorias.

Existe risco de lesão praticando calistenia?
É possível se machucar realizando exercícios calistênicos. Na verdade, qualquer forma de movimento corporal pode afetar uma lesão. Portanto, é de extrema importância se estudar bem antes de praticar esportes. É aconselhável ter a ajuda de um profissional de treinamento.
Por outro lado, é necessário levar em conta algumas recomendações gerais para reduzir o risco de prejuízo:
- Aquecimento. Antes de iniciar os exercícios, é necessário aquecimento corporal prévio e boa mobilidade articular.
- Alongamento. Os alongamentos musculares são vitais, mas não devem exceder 10 segundos.
- Ritmo. O ritmo deve ser aumentado de acordo com as repetições. Não é recomendado ir muito rápido.
- Dor. Se você sentir dor em qualquer grupo muscular, recomendo deixar seu corpo descansar. Não é recomendado se exercitar com fadiga muscular.
Em suma, a calistenia é uma prática esportiva antiga, funcional e muito fácil de fazer em casa. Persistência e determinação são necessárias. Pode ser realizado por homens e mulheres.
Gostou de saber mais sobre a calistenia? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!