Vida de Atletas

Manganês para atletas: tudo o que você precisa saber!

Não é o suplemento mais comum entre os atletas, mas saber o que é manganês e para que serve é uma questão de saúde. Tem um papel biológico importante, uma vez que é um elemento químico essencial para todas as formas de vida. Mas para que serve o manganês para atletas?

Para ajudar você a entender mais sobre o manganês para atletas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é manganês e para que serve?

O manganês é um mineral necessário para a saúde do corpo, uma vez que intervém na produção de energia e na proteção das células. Também para fortalecer ossos, reprodução, saúde do sistema imunológico e coagulação do sangue.

Manganês e magnésio são os mesmos?

Não. O fato de os nomes serem semelhantes e de os dois serem elementos metálicos e nutrientes essenciais facilmente leva à confusão. No entanto, estas são identidades separadas com propriedades físicas e químicas muito diferentes:

  • Densidade. Em comparação com o alumínio, por exemplo, o magnésio é mais leve, mas o manganês é quatro vezes e meia mais denso.
  • Características químicas. Ambos são metais, mas o magnésio é um metal alcalino reativo, e o manganês oxida facilmente.
  • Funções. Embora ambos sejam essenciais, o corpo usa menos manganês do que o magnésio e as funções em que o primeiro está envolvido são mais limitadas.

Propriedades do manganês para atletas

As propriedades do manganês são variadas na medida em que intervém em várias funções biológicas:

  • Reduz o cansaço.
  • Está envolvido na produção de cartilagem.
  • Ajuda a assimilar a vitamina E.
  • Está envolvido na síntese de ácidos graxos.
  • Participa da síntese de hormônios sexuais.
  • Reduz a irritabilidade.
  • Fortaleça sua memória.

O manganês é tão importante para a vida do atleta quanto para a de qualquer outra pessoa, nem mais nem menos. 

Somente pessoas com deficiências alimentares ou com uma exigência especial precisarão complementar com manganês, para o qual é recomendada uma visita ao especialista. 

Deve ser lembrado que vitaminas e minerais não fornecem energia em si, embora possam intervir em sua produção.

Como tomar manganês para o treinamento

A quantidade necessária de manganês depende da idade e do sexo. Os que menos precisam são bebês desde o nascimento até os seis meses: média diária de 0,003 mg. 

As mulheres que amamentam são as mais necessitadas: 2,6 mg por dia, em média. Um homem adulto precisa de cerca de 2,3 mg, e uma mulher adulta precisa de cerca de 1,8 mg.

A deficiência de manganês não é muito comum, mas está relacionada a problemas de retardo de crescimento, fertilidade, funções metabólicas ou da pele. 

Pessoas que são epilépticas, diabéticas ou com osteoporose são mais propensas a ter deficiências, como é o caso daquelas que sofrem de doenças crônicas, como a artrite reumatoide.

Com uma dieta saudável e equilibrada, você garantirá uma quantidade suficiente de manganês, para que você não precise considerar uma suplementação especial durante o treinamento. 

De qualquer forma, serão os testes e o conhecimento médico que o ajudarão a saber se precisa ou não.

Quando tomá-lo: antes ou depois do treinamento?

O manganês está presente em alimentos comuns da dieta que garantem a dose recomendada, como frutas. Vale a pena perguntar, portanto, se é melhor comer frutas antes ou depois do treinamento. E a resposta é que depende do seu objetivo.

Se você quiser perder peso e queimar gordura, é melhor comer a fruta depois. Ao fazer isso mais cedo, você promoverá a queima de carboidratos em vez de gordura.

Se a queima de gordura não estiver entre seus objetivos prioritários, você pode comer frutas antes, durante e depois do treinamento. 

Alimentos com manganês

Os alimentos de manganês garantem a dose diária recomendada sem ter que tomar mais nada. Existem muitos que contêm manganês, como os seguintes:

  • Grãos integrais: arroz, pão e aveia.
  • Leguminosas: soja ou lentilhas, entre outras.
  • Legumes: especialmente vegetais de folhas verdes, como espinafre.
  • Moluscos: amêijoas, mexilhões e ostras.
  • Frutas: algumas, como abacaxi ou mirtilos, são especialmente ricas em manganês.
  • Nozes: avelãs ou nozes.
  • Especiarias: um exemplo é a pimenta preta.
  • Chá.

Suplementos de manganês

Suplementos de manganês estão disponíveis em vários formatos:

Pílulas

São comprimidos que geralmente fornecem 100% da quantidade diária recomendada. Um comprimido por dia é suficiente, a qualquer momento.

Eles são altamente absorvidos e são tomados por pessoas que precisam de ajuda extra para cobrir a dose. Também aqueles que querem combater danos oxidativos.

Envelopes

O formato de pó em saquetas é ingerido dissolvido em água ou suco de frutas, entre 100-150 ml. Você pode prosseguir antes ou depois da refeição, uma vez por dia.

Eles favorecem a formação e a manutenção normal do tecido conjuntivo. Dependendo da composição, é recomendado para consumo com algum outro suplemento, como cápsulas de ácidos graxos ômega-3.

Outros formatos

Embora os itens acima sejam os mais comuns, juntamente com as cápsulas, existem outros suplementos e medicamentos que contêm manganês e têm funções diferentes.

Um exemplo é o líquido em spray que é usado para limpar o nariz em tempos de alergia. 

Conclusões

Aqui estão as principais conclusões sobre o manganês para atletas:

  • O manganês é um mineral essencial necessário para múltiplas funções biológicas.
  • Uma dieta saudável e equilibrada garante a dose diária recomendada, que depende da idade e do sexo.
  • Não deve ser confundido com magnésio, porque as concentrações de ambos os minerais são diferentes.
  • Se você precisar por qualquer motivo, é aconselhável que seja prescrito por um médico.

Gostou de saber mais sobre o manganês para atletas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados