De fato, uma das ferramentas para manter a inflamação associada à ingestão de alimentos afastada é reduzir o consumo de gorduras saturadas e açúcar. Essa é uma das chaves para a dieta anti-inflamatória.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a dieta anti-inflamatória, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é a dieta anti-inflamatória?
A dieta anti-inflamatória nada mais é do que uma rotina de ingestão de alimentos que reduz a inflamação crônica no corpo. Portanto, não é uma dieta projetada para ganhar ou perder peso, mas persegue um objetivo saudável a longo prazo.
A inflamação crônica, se não for posta em prática, pode se tornar uma disfunção em si, resultando no aparecimento de doenças perigosas, como diabetes, vários tipos de câncer, fibromialgia, osteoporose ou doenças cardiovasculares.
Alimentos anti-inflamatórios servem para manter essa ameaça silenciosa afastada.
Qual é a base para a dieta inflamatória?
Quando se fala em alimentos anti-inflamatórios refere-se a comer principalmente alimentos anti-inflamatórios, minimizando o máximo possível os alimentos que favorecem o efeito oposto no corpo.
Tal dieta é essencial para conter doenças com componentes inflamatórios básicos, como os mencionados acima.
A inflamação é um processo natural, uma resposta do sistema imunológico, para alertar que algo não está funcionando bem no corpo. Se você não agir contra esse sinal de alarme, o resultado é um agravamento da saúde.
Como você gera inflamação?
A inflamação é a resposta do sistema imunológico à infecção de microrganismos como bactérias, vírus, parasitas ou venenos; ou devido a uma lesão resultante do excesso de calor, radiação ou trauma. É um processo necessário para eliminar a causa da lesão e iniciar a recuperação.
Esse processo pode aparecer em várias partes do corpo e ser agudo ou crônico. Quando a inflamação está associada à comida, o termo inflamação silenciosa é geralmente usado, pois é causado por comportamentos nutricionais inadequados, excesso de peso, sedentarismo e estresse, entre outras causas.
Todas essas situações acabam alterando o sistema endócrino e o metabolismo em geral.

Alimentos anti-inflamatórios na dieta
Alimentos anti-inflamatórios são aqueles que têm a capacidade de agir contra a inflamação. Eles geralmente são ricos em antioxidantes, ácidos graxos ômega-3 e fibras.
Eles fazem parte da base de qualquer dieta saudável e equilibrada, por isso não é de surpreender que inúmeras frutas e vegetais apareçam nessa lista.
Frutas anti-inflamatórias
Entre as frutas, vale a pena notar o poder anti-inflamatório das frutas cítricas. Laranjas, toranjas, limões e outras frutas cítricas têm um alto teor de vitamina C e isso ajuda a prevenir artrite inflamatória e dor nas articulações.
As cerejas também estão incluídas nesta lista por causa de sua capacidade de lidar com a osteoartrite. As antocianinas presentes nessas frutas têm um poderoso efeito anti-inflamatório.
As antocianinas são pigmentos que podem ser encontrados em outras frutas vermelhas e roxas, como morangos, framboesas, mirtilos e amoras. Todas essas opções também são perfeitas como um café da manhã anti-inflamatório.
O abacate ajuda a controlar os níveis de colesterol e prevenir problemas arteriais, devido ao seu alto teor de vitamina E, B6 e à presença de ácidos graxos monoinsaturados.
Para terminar com frutas, não se esqueça do tomate, que é rico em licopeno, um poderoso agente antioxidante com propriedades anti-inflamatórias.
Vegetais anti-inflamatórios
Entre os vegetais, podemos citar pimentões que são muito ricos em agentes antioxidantes. O espinafre também reduz a inflamação, a dor e retarda a progressão da osteoartrite.
O brócolis é outro daqueles produtos que deve ser incluído como parte da dieta anti-inflamatória.
Este vegetal contém uma molécula que alivia a dor nas articulações e atua combatendo os sintomas da artrite reumatoide. E junto com isso, outros alimentos também pertencem à família dos crucíferos: couve-flor, rabanete e couve.
Outros alimentos anti-inflamatórios
Além de frutas e vegetais, existem outras opções para adicionar à lista de alimentos inflamatórios:
- Ovo
- Peixe oleoso
- Nozes
- Aveia
- Cogumelos
- Chocolate escuro (mínimo 70% de cacau)
- Algas
- Especiarias (açafrão, canela, alho, dentes)
- Azeite
- Chá verde

Exemplo de menu para a dieta anti-inflamatória
Opção 1
- Café da manhã: chá verde e panquecas de aveia e banana. Sementes de aveia assada ou sementes de abóbora.
- Almoço: salada de espinafre e alface com brotos, cenouras, sementes de abóbora e abacate. Ensopado de lentilha com legumes.
- Jantar: Cogumelos salteados com nozes, alho e salsa. Omelete de ovo e tomate temperado com azeite.
Opção 2
- Café da manhã: chá verde e panquecas de aveia e banana. Sementes de aveia assada ou sementes de abóbora.
- Almoço: salada de grão de bico com tomate e barriga de atum. Ameixas frescas.
- Jantar: Cogumelos salteados com nozes, alho e salsa. Omelete de ovo e tomate temperado com azeite.
Opção 3
- Café da manhã: torrada de trigo integral com azeite e queijo cottage. Algumas nozes. Suco de laranja natural
- Almoço: salada de macarrão integral, brócolis fresco, cebola roxa e manga. Peru grelhado com alho e salsa.
- Jantar: salada com croutons. Salmão grelhado com batata-doce assada.
Opção 4
- Café da manhã: Torrada de pão integral com sementes de abacate, tomate e chia. Pêssego. Chá verde.
- Almoço: Atum fresco macerado em molho de soja e sementes de gergelim. Batatas cozidas no vapor e acelga.
- Jantar: Creme de melão e hortelã. Espetos com pimentão e cogumelos com alecrim.
Gostou de saber mais sobre como funciona a dieta anti-inflamatória? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!