Vida de Atletas

A tecnologia por trás do Qatar 2022

Sem dúvida alguma, a tecnologia por trás do Qatar 2022 surpreende. Afinal de contas, são muitas as inovações que estamos vendo nessa copa.

Portanto, para ajudar você a entender mais sobre a tecnologia por trás do Qatar 2022, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

A tecnologia por trás do Qatar 2022

Os estádios

Os estádios construídos para esta edição da Copa do Mundo foram construídos adotando o Sistema de Avaliação da Sustentabilidade Global. Ou seja, são ecológicos e o seu design e edificação são extremamente sofisticados.

Com isso, eles conseguiram economizar quase 45% de energia e usarão 44% menos água em comparação com aqueles que foram projetados com base em outros padrões. 

Portanto, todos os estádios estão planejados para ter o menor impacto ambiental possível com a ajuda da tecnologia.

Um exemplo claro do apoio destas edificações ao desenvolvimento sustentável é o estádio Ras Abu Aboud que é constituído por blocos e peças removíveis com a intenção de, no futuro, poder ser transportado para outro país para o utilizar noutra Copa do Mundo.

Além disso, há um par de estádios que são construídos com 20% de material reciclado.

O maior problema que este país enfrentará é contra a natureza. Os climas extremos do país localizado a leste da Península Arábica, foi um desafio para os organizadores desta Copa do Mundo.

Lembre-se que a Copa do Mundo será disputada entre novembro e dezembro e a temperatura no Qatar durante esses meses de inverno pode ser encontrada entre 20°C e 30°, de acordo com a página de relatórios climáticos.

Felizmente, as soluções estão nos desenhos dos estádios que possuem sistemas de refrigeração tanto nas arquibancadas como no campo. Dessa forma, se procura reduzir a temperatura dos recintos para que seja mais agradável jogar e desfrutar do futebol.

A arbitragem

As inovações tecnológicas também chegaram à esfera arbitral para esta Copa do Mundo. Pela primeira vez nas Copas do Mundo de Futebol, a Inteligência Artificial (IA) será implementada.

É um sistema que ajuda os responsáveis pelo VAR (Video Assistant Referece) para determinar milimetricamente a existência de algum impedimento ou ilegalidade durante o jogo.

Como funciona? Haverá um algoritmo recebendo dados de 12 câmeras que monitoram e capturam movimentos de 29 pontos do corpo de cada jogador. 

Desta forma, os impedimentos e ilegalidades serão detectáveis com precisão em 0,5 segundos e um alerta será emitido para o árbitro central e seus assistentes.

A bola

A Al Rihla (A Viagem) será o nome da bola com a qual esta Copa do Mundo será disputada e também possui muitos avanços tecnológicos. Esta bola viaja mais rápido no ar do que qualquer outra bola das últimas Copas do Mundo.

Além disso, devido aos materiais utilizados para a sua fabricação, o Al Rihla oferece um alto nível de precisão, consistência e confiabilidade no campo de jogo.

A bola é feita à base de poliuretano com macro e microestruturas que compõem 20 painéis que otimizam a aerodinâmica para melhorar a precisão, estabilidade e o efeito dos chutes.

Também é sustentável, pois é a primeira bola da Copa do Mundo feita apenas com tintas e colas à base de água.

Essa bola também tem tecnologia pensada para ajudar a arbitragem, uma vez que no seu interior está equipado com uma unidade de medição inercial. É um sensor que enviará um pacote de dados a uma velocidade de 500 vezes por segundo para a sala de vídeo.

Desta forma, será possível detectar com precisão o momento exato em que a bola é atingida e ajudará a identificar os impedimentos e ilegalidades.

Inclusão

A Copa do Mundo do Qatar também contará com salas de visualização especiais nos estádios. Estas serão instaladas para pessoas com autismo ou algum outro problema de processamento sensorial.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia por trás do Qatar 2022? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados