Vida de Atletas

Bola da copa do mundo: conheça a Al Rihla

A Adidas apresentou Al Rihla, a bola da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. 

É a 14a bola consecutiva que a marca criou para o evento e foi concebida para se adaptar às velocidades mais altas do esporte atual, uma vez que viaja mais depressa no ar do que qualquer uma das outras bolas do passado.

A bola já estreou durante os últimos jogos da Liga das Nações. A bola do Catar apresenta um design minimalista em branco com detalhes em azul, amarelo e vermelho. 

A ‘Al Rihla’ é a primeira bola utilizada numa Copa do Mundo fabricada exclusivamente com tintas e colas à base de água e apresenta duas tecnologias que veremos ao longo desse artigo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a bola da Copa do Mundo, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Bola da copa do mundo: conheça a Al Rihla

‘Al Rihla’ é inspirada na cultura, arquitetura, embarcações emblemáticas e na bandeira do Qatar. 

“Projetada minuciosamente a partir da coleta de dados e testes rigorosos realizados nos laboratórios da Adidas, em túnel de vento e no campo de jogo – a ‘Al Rihla’ oferece graus ótimos de precisão e confiabilidade no campo, em parte devido à nova forma de seus painéis e às novas texturas de superfície”, detalha a FIFA

Tecnologia da Al Rihla

Concebida de dentro para fora utilizando dados obtidos a partir de testes rigorosos realizados nos laboratórios da adidas, em túneis de vento e no campo, a bola Al Rihla oferece o mais alto nível de precisão e fiabilidade no campo devido, em parte, à sua nova estrutura em painéis e às texturas da superfície:

Ctr-Core

Um núcleo inovador localizado no interior da bola e otimizado para melhorar a precisão e a consistência, que se adapta ao jogo rápido e preciso com máxima retenção de forma e ar.

Speedshell

O material de poliuretano (PU) da bola apresenta macro e microtexturas, e uma nova estrutura em 20 painéis que otimiza a aerodinâmica para melhorar a precisão, a estabilidade de voo e o efeito dos chutes.

Sustentável

A bola também foi projetada com o meio ambiente em mente. Todos os componentes foram cuidadosamente selecionados e Al Rihla é a primeira bola da Copa do Mundo feita apenas com tintas e colas à base de água.

Cores

As cores e estampas marcantes e vibrantes sobre um fundo pérola refletem o ritmo cada vez mais rápido do futebol, com uma velocidade que revela o espectro de cores para emocionar tanto jogadores como fãs ao redor do mundo em todos os níveis do esporte.

Conclusão

Al Rihla significa “a viagem” em árabe e a inspiração do seu design vem da arquitetura, das embarcações icônicas e da bandeira do Catar. 

O lançamento marcará o início da viagem de Al Rihla a 10 cidades ao redor do mundo, onde a adidas está criando uma série de iniciativas destinadas a melhorar o acesso e a equidade no esporte entre as comunidades locais.

Al Rihla é a primeira bola da Copa do Mundo nos 92 anos de história do torneio que contribuirá diretamente para arrecadar fundos para impactar positivamente a vida das pessoas ao redor do mundo, já que 1% das vendas líquidas da Al Rihla serão destinadas ao movimento Common Goal.

Em que estádios será disputada a Copa do Mundo no Qatar?

Para poder acolher a Copa do Mundo de 2022 e preparar-se para os jogos das 32 seleções classificadas, o Qatar realizou vários projetos arquitetônicos. 

O país anfitrião construiu novos estádios, assim como derrubou outros, onde poderemos ver o Brasil e o resto das nações jogarem na competição internacional. Estes são os estádios em que a bola da Copa do Mundo vai rolar:

  • Estádio Ras Abu Aboud.
  • Estádio Internacional Khalifa.
  • Estádio Ahman Bin Ali.
  • Estádio Al Bayt.
  • Estádio Al Janoub.
  • Estádio Al Thumama.
  • Estádio da Cidade da Comunicação.
  • Estádio Lusail

Gostou de saber mais sobre a bola da Copa do Mundo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *