Vida de Atletas

Autoestima: 4 pilares fundamentais para trabalhar!

Há momentos em que todos experimentamos momentos de insatisfação consigo mesmos. Aqueles momentos em que esperamos mais, mas que conseguimos oferecer tão pouco. 

Diante de tais dificuldades, muitos, sem perceber, encontram-se nas garras do desânimo e dúvida. Dessa forma, a autoestima cai a um nível muito baixo.

Agora, no final do ano, durante a copa do mundo 2022, coloque os pilares da autoestima em prática e comece o ano novo muito melhor.

O que é autoestima?

Você nem sempre mede o que é chamado de autoestima corretamente. Para melhorar algo, você deve primeiro entender. Portanto, observe que a autoestima não é orgulho, egocentrismo, superioridade ou arrogância. 

Quando falamos em melhorar a autoestima, não significa que você irá mudar o mundo ou o seu jeito de ser para aumentá-la. 

É simplesmente aprender a se aceitar, tanto em suas fraquezas quanto em seus pontos fortes. Você, portanto, sabe apreciar suas habilidades e conhece seu verdadeiro valor.

Em suma, a autoestima é um estado inerente de conscientização e aceitação da pessoa. Em outras palavras, é o justo reconhecimento do seu ser interior.

Para melhorar a autoestima, entenda que ela é composta de quatro pilares: 

  • Amor por si mesmo; 
  • Autoconfiança;
  • Auto visão
  • Autoaceitação.

De fato, você terá muitos problemas para desenvolver sua autoestima senão trabalhar nesses diferentes pilares. 

4 pilares fundamentais para melhorar a autoestima 

Auto visão e autoconfiança

Como você se vê? Pode ser porque sua visão de si mesmo não é positiva que sua autoestima baixa. Acima de tudo, você deve aprender a construir uma melhor visão de si mesmo. Aqui está um exercício que pode te ajudar nisso:

Em uma folha de papel dividida em 2, escreva 10 de seus defeitos à esquerda e 10 de suas qualidades à direita. Faça tudo de uma vez, sem pensar muito. 

Qual é o resultado? Normalmente, você não consegue pensar muito sobre suas qualidades. 

No entanto, você deve começar tentando melhorar sua autoestima quando tiver muitos problemas para detectar suas qualidades e muito pouco para identificar suas falhas. Em geral, é bastante difícil destacar nossos pontos negativos.

Guarde sua lista de qualidade. Coloque-a na porta do seu quarto (ou em outro lugar). A cada dia, expanda-o adicionando outras qualidades; seus pequenos sucessos; as coisas pelas quais você foi parabenizado; ou o que te deixou orgulhoso. 

Depois de uma semana, você melhorará a maneira como se vê, bem como sua autoconfiança.

Autoaceitação

Para melhorar sua autoestima, você tem que se aceitar, como você é, com seus limites insuperáveis.

Um estudo de 2006 no Canadá descobriu que aqueles que tendiam a se comparar com os outros geralmente tinham uma opinião ruim de si mesmos. 

Portanto, não é por acaso que a autoestima também se baseia na Autoaceitação. Infelizmente, muitos pais ajudam a desconstruir a boa autoestima de seus filhos comparando-os com outras crianças.

Consequência: os adultos se comparam a outros adultos. Os colegas são forçados a se comparar com seus colegas. Atletas com outros atletas … quando, de fato, somos todos únicos e não podemos fazer tudo exatamente como os outros.

Para sair disso, aqui está outro exercício: repita o mantra “Sou único. Com minhas falhas e minhas qualidades”.

Repita todas as manhãs antes de sair de casa; antes de dormir e sempre que você estiver tentado a se comparar com os outros. Depois de uma semana, você estará muito melhor. 

Amor por si mesmo

“Aprender a amar a si mesmo é o amor mais verdadeiro que existe. ” – Whitney Houston

De fato, quanto mais você se ama, mais autoestima e apreciação você tem.

Mas como melhorar esse sentimento dentro de você?

  • Renove seu guarda-roupa, seu penteado e seus sapatos. Adote um estilo mais quente, coloque um pouco de cor em suas roupas.
  • Reserve momentos de relaxamento e descanso e aproveite a oportunidade para se deliciar com pequenos prazeres: sessões de relaxamento; salto de paraquedas; ou o que passa pela sua cabeça
  • Sublime suas pequenas falhas. Por exemplo, suas curvas certamente o incomodam e você diz a si mesmo que é um desastre não ser muito magra. Mas você sabia que 55% dos homens gostam de mulheres um pouco gordinhas? O que a horroriza, portanto, não é uma desvantagem, e você pode se alegrar nela. Faça o mesmo com todas as pequenas falhas que a incomodam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados